« Voltar

Projeto Anima

O Projeto ANIMA surge com a proposta da diretora ao professor Saulo Araújo, do departamento das Artes Visuais e Tecnologias, em produzir um trabalho, no âmbito da educação não formal do Clube das Artes, que envolvesse diferentes escolas do agrupamento.

Na sequência deste primeiro contacto, o professor procurou uma parceria com outras escolas do agrupamento, que após uma breve descrição da ideia de trabalho, obteve uma resposta positiva por parte de alguns colegas em integrar a equipa. Esta ficou representada pelo 1.º Ciclo (Natália Correia e Sampaio Garrido) – Fátima Santos e Pedro Domingues; 2.º Ciclo (EB23 Nuno Gonçalves) – Francisco Mantas; 3.º Ciclo e Secundário (Luísa de Gusmão) – Saulo Araújo, em meados de Novembro.

Partindo da vontade em concretizar o projeto, deu-se início a variados encontros onde se procurou organizar as ideias e propostas de trabalho individual e em conjunto com os alunos das diferentes escolas. A realização de um filme de animação sobre a temática da emigração foi o vínculo principal para trabalhar o tema junto dos alunos através da expressão plástica.

Desde então, cada professor tem realizado seu trabalho junto dos seus educandos, sensibilizando e acompanhando os mesmos nas diferentes etapas que constituíram nesta amostra de trabalhos.

Num olhar mais abrangente, toda a envolvência e o produto final têm como destinatários os alunos das diferentes escolas do Agrupamento, desde o 1.º ciclo ao Secundário, assim como a comunidade escolar, uma vez que, a nossa rede escolar abrange um número elevado de cidadãos com diferentes nacionalidades.

Ao longo dos anos o Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves tem vindo a recebê-los, totalizando cerca de 56 na sua rede escolar.

Esta integração envolve uma forte componente sócio, afetiva e educativa que leva ao estimular de variados tipos de emoções por parte de quem chega e de quem os recebe.

Neste processo de organização, todas as crianças, jovens e adultos partilham os mesmos espaços de convívio e de estudos a fim de serem resgatados, entre outras valências, valores humanos importantes na sua reconstrução social e afetiva, sobretudo dos que deixaram bruscamente o seu local de origem.

Esta aproximação é geradora de diferentes tipos de curiosidades, levando à uma introspeção daquilo que somos e daquilo que queremos saber e ser para seguirmos a trajetória em reconhecimento do próximo.

A exposição patente pretende mostrar alguns dos trabalhos realizados pelas escolas referidas, sendo que a animação pretendida ficará para uma próxima oportunidade.

Escolas
do Agrupamento

Jl da Pena :: EB1 Nº1 :: EB1 Sampaio Garrido :: EB1 Natália Correia
EB1 Arq. Victor Palla :: EB23 Nuno Gonçalves :: ES D. Luísa de Gusmão