« Voltar

Dia Internacional da Matemática no Agrupamento

No dia 14 de março celebra-se o Dia Internacional da Matemática (dia este também conhecido como dia do Pi), proclamado pela UNESCO, e que será celebrado tendo como tema “Matemática Une”. Este tema reflete o facto de o planeta partilhar uma linguagem matemática, que é a linguagem da ciência.

Segundo a organização internacional:

“O objetivo deste dia é lembrar-nos que a matemática diz respeito a todos nós, que ela escreve o mundo e o torna inteligível. É uma dádiva de infinita generosidade: ainda há muito por explorar”. diz Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO .

“A matemática, com as suas muitas aplicações técnicas, constitui a estrutura que sustenta todas as áreas das nossas vidas. As mesmas ferramentas matemáticas podem ter aplicações em áreas muito diversas. Na escola, as crianças aprendem a linguagem universal da matemática que lhes abre o mundo. E a matemática une todas as ciências básicas que serão celebradas no Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022’’, diz Christiane Rousseau, Presidente do Conselho de Administração do Dia Internacional da Matemática.

Para celebrar este dia, um dos desafios lançados pela organização da iniciativa foi o Desafio Fotográfico “Matemática Une”. E aqui, no nosso Agrupamento, lançámos um desafio semelhante aos nossos alunos, dando abertura a que trouxessem fotografias que ilustrassem a Matemática no dia-a-dia.

A galeria de fotografias que se segue apresenta o mundo visto pelos olhos dos nossos alunos.


O Departamento de Matemática

https://drive.google.com/drive/folders/1Ds-4vKEfIs8a5f8NYRX2jwg-Pk2iX75Y?usp=sharing

Escolas
do Agrupamento

Jl da Pena :: EB1 Nº1 :: EB1 Sampaio Garrido :: EB1 Natália Correia
EB1 Arq. Victor Palla :: EB23 Nuno Gonçalves :: ES D. Luísa de Gusmão