“Olhe profundamente a natureza e então você entenderá tudo melhor”- Albert Einstein
No dia 20 de abril, 54 alunos das turmas do 9.ºF, 9.ºH, 11.ºD e alunos do Desporto Escolar Escola Ativa, da Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão, tiveram a oportunidade de explorá-la através de uma saída de campo realizada no Centro Desportivo Nacional do Jamor. Numa atividade organizada pelo núcleo de estágio de Educação Física, acompanhados por mais 2 professoras, tendo os alunos tido um dia cheio de atividades que proporcionaram um clima de aprendizagem através da interação, socialização, conhecimento, união e respeito pelo outro. Foi notória a partilha de valores através do desporto e respeito pela natureza, aliado a muita animação e diversão.
As atividades começaram logo pela manhã, com os alunos divididos em dois grupos e duas atividades:
Canoagem na Pista de Atividades Náuticas do Jamor e Jogos Tradicionais Portugueses, como a corrida de sacos, jogo da noz na colher e jogos orientados com bola, tendo como objetivo “quebrar o gelo” entre os alunos, criar interação e fomentar a união e o espírito de grupo entre os mesmos.
Depois da manhã agitada, alunos e professores reuniram-se no ponto de encontro para um piquenique livre, onde almoçaram em grupo de forma livre, de partilha e respeito pela natureza envolvente. Após o almoço, foi realizado um percurso de Orientação, por grupos, com a utilização de um mapa do Centro Desportivo Nacional do Jamor. Tiveram de ir a vários locais pré definidos, onde estavam incluídas atividades de Tiro com Arco, BTT, Jogos Tradicionais Portugueses, questionários sobre o Centro Desportivo Nacional do Jamor, recolha de códigos em balizas, recolha do lixo (Plogging) e Jogo da Malha, obtendo classificações em cada ponto.
Relativamente ao Tiro com Arco, os alunos tiveram dois alvos para cumprir a missão de afinar a pontaria e em 10 minutos de atividade acumular a maior pontuação possível, tentando dessa forma ser o grupo com maior pontuação na atividade. Já o BTT foi realizado na pista XCO (Cross Country Olímpico) do CDNJ, uma pista própria para a modalidade, com um percurso definido, onde os alunos tinham como forma de orientação a sinalização que foi colocada no percurso, desenvolvendo assim a atenção, a memorização, a propriepção e os limites individuais.
Além das atividades mencionadas, a saída de campo também incluiu a atividade de Plogging. Todos os grupos fizeram o percurso munidos de sacos de lixo e luvas. E o objetivo era proceder à recolha durante todo o percurso de Orientação, contribuindo para a compreensão e necessidade de preservação e conservação da natureza.
Foi um dia inesquecível para os alunos, estagiários e professores presentes, repleto de novas aprendizagens, cooperação, lazer, aventura e descoberta.
O Núcleo de Estágio agradece a todos os que participaram na atividade e a quem disponibilizou o material, de modo a tornar este dia possível. Deste modo, os alunos puderam ter contato com a natureza e aprender sobre a importância da sua preservação, além de se divertirem, fortalecerem os laços com os colegas e
professores, bem como experienciar diversas Atividades na Natureza, contribuindo desta forma para a exploração de ambientes naturais de uma forma diferente, que não era possível na escola e, também, de se desafiarem física e mentalmente, ajudando a desenvolver a confiança, a autoestima, a resiliência, a resolução de problemas, a cooperação e trabalho em equipa.
Escolas
do Agrupamento
Jl da Pena :: EB1 Nº1 :: EB1 Sampaio Garrido :: EB1 Natália Correia
EB1 Arq. Victor Palla :: EB23 Nuno Gonçalves :: ES D. Luísa de Gusmão